×
  • 12 Abril, 2017

Talento e Tecnologia: o foco no Capital Humano

Helena Barros_artigo

Helena Barros, HR Talent and Business Manager

Nos últimos anos tem sido notória a evolução da área de Recursos Humanos em diversas vertentes: em termos tecnológicos, das condições do ambiente de trabalho, na preocupação com o bem-estar dos colaboradores e particularmente no foco na retenção de talento.

O mercado de trabalho está em constante mudança e as tendências dos últimos anos mudaram radicalmente o comportamento dos próprios candidatos e em paralelo das organizações que precisam de recrutar. Há também uma preocupação crescente em reter o talento, o verdadeiro Capital Humano das nossas empresas.

Uma pesquisa do Hay Group que abrangeu 450 empresas nacionais e estrangeiras revela dados preocupantes como «64% destas empresas enfrentam problemas na retenção de talento. Destas, 89% não têm planos formais de retenção e, quando os têm, 72% são direcionados apenas para cargos chave».

Assistimos por isso a uma alteração gradual do mindset dos líderes empresariais e consequentemente dos seus Departamentos de Recursos Humanos.

Nos dias de hoje, há uma preocupação cada vez maior com o impacto da cultura organizacional nos seus colaboradores e vice-versa e com o enquadramento dos novos colaboradores na missão e valores da empresa, sendo este, um fator crítico para a retenção de talento.

Esta é uma das premissas fundamentais a ser avaliada logo na fase inicial de recrutamento e a evolução tecnológica veio ajudar a melhorar o processo de recrutamento também nesta vertente.

Nesta era digital em que temos acesso a toda e qualquer informação numa questão de segundos, o reverso menos positivo é que somos constantemente bombardeados com informação em todos os formatos e origens e isto acontece também em termos de recrutamento. Neste sentido é cada vez mais importante e essencial trabalhar e direcionar a informação tendo em mente o objetivo final: que tipo de recursos quero contratar e manter na minha empresa?

Para atingir este objetivo é importante ter um processo de recrutamento bem delineado, que cumpra as expetativas de ambas as partes, candidato e empresa. Igualmente fundamental é a manutenção de um sistema de avaliação de desempenho adequado à realidade da empresa, bem como um sistema de avaliação de satisfação dos colaboradores.

E é nestes processos que a tecnologia pode ter um papel fundamental. 

A equipa da Uniksystem, trabalha com profissionais e Departamentos de Recursos Humanos há mais de 19 anos. Ao longo do tempo, fomos assistindo e acompanhando os nossos clientes neste processo contínuo de adaptação, evolução e mudança e também nós, UNIK, fomos mudando e evoluindo em termos tecnológicos. A nossa oferta de soluções e serviços para a área de Recursos Humanos responde em pleno às reais e atuais necessidades dos Departamentos de RH e todo o acompanhamento que prestamos de consultoria e gestão de projetos permitem aos nossos clientes responder, não só, aos desafios do presente, como também estarem preparados para o futuro.

Essa é a nossa garantia.

Uniksystem starts with U, U first!

Partilhar: