×
  • 17 Março, 2020

7 Dicas para Aumentar a Produtividade em Trabalho Remoto

Encontramo-nos num contexto de alerta em Portugal, em que para muitas empresas o Trabalho Remoto é uma alternativa viável para tentar manter os níveis de produtividade equilibrados face às circunstâncias. Como tal, as organizações procuram soluções que mantenham os colaboradores produtivos e com ferramentas que ajudem a comunicação entre os seus funcionários.
Apesar de ser uma medida de prevenção para algumas empresas, a verdade é que o Trabalho Remoto tem benefícios para os seus funcionários, uma vez que muitos conseguem poupar tempo nas deslocações. Outro benefício é a proximidade com a família e amigos: os colaboradores conseguem realizar a sua função sem ser necessário estar na empresa, podendo fazê-lo perto dos seus familiares e, com isto, dá-se um aumento da sua satisfação em geral. É claro que, mesmo com benefícios é essencial saber otimizar o nosso tempo e a nossa produtividade de forma a que o trabalho seja realizado não perdendo de vista os objetivos traçados.

Assim, deixamos as nossas sugestões relativamente a 7 medidas possíveis para aumentar a produtividade neste contexto:

1. Rotina matinal
O impacto das rotinas matinais já é conhecido como um fator importante na produtividade pessoal e o facto de estarmos a trabalhar a partir de casa não deve ser um motivo de descuido. As pessoas são mais produtivas no período da manhã por isso a criação de uma rotina matinal aumenta a duração da sua produtividade.

2. Definir um horário
É importante estipular horários para as tarefas a realizar e o tempo necessário para a sua realização de forma a otimizar o tempo e não nos dispersarmos no conforto de casa. Definindo horários conseguimos ter um maior controlo do tempo despendido nas tarefas realizadas e a realizar.

3. Procurar o espaço de trabalho
O estar em casa é muitas vezes associado a conforto e repouso pelo nosso cérebro, logo é necessário escolher um espaço de trabalho que seja confortável e que tenha poucas distrações para otimizar a produtividade. É um lugar onde vamos passar várias horas por isso temos de tentar defini-lo da melhor forma.

4. Definir o plano de trabalho
Devemos priorizar as tarefas mais importantes, mas também não descurar as outras. No ambiente de casa, em que se trabalha sozinho, é importante definirmos uma lista de tarefas e objetivos, bem como ferramentas que nos ajudem a definir o que fazer, quando e como fazer da melhor forma, sem que haja dispersão.

5. Comunicação com a empresa
Estar sozinho a trabalhar a partir de casa não significa que nos devemos isolar do resto da empresa. Se queremos ser produtivos e realizar as tarefas que nos são propostas, o uso de ferramentas tecnológicas são uma enorme ajuda, pois permitem que a comunicação entre o trabalhador remoto e a empresa seja uma constante o que também ajuda a que os objetivos sejam cumpridos de forma exímia.

6. Bloquear distrações
Com tanto dispositivo tecnológico disponível hoje em dia no nosso quotidiano e com tantas aplicações ao nosso dispor (como as redes sociais), é fácil haver distrações. Devemos arranjar métodos que nos ajudem a fugir desses motivos de dispersão. Por exemplo bloquear as notificações das apps de utilização pessoal durante determinados períodos do dia.

7. Preparar as refeições com antecedência
O tempo de preparação das refeições, bem como o tempo em que as degustamos são tarefas que despendem bastante tempo, e se tivermos em conta todas as refeições (pequeno-almoço, almoço e lanche), chegamos à conclusão que podem custar-nos horas do nosso tempo. É importante a preparação das refeições com antecedência de forma a otimizar o tempo, evitando quebras de produtividade devido à preparação de uma refeição a meio de uma tarefa.

Trabalhar remotamente tem inúmeros benefícios para as organizações e para os colaboradores, mas é necessário que seja feito da forma mais apropriada face à expectativa das duas partes, em função do que foi estipulado.

 

Helena Barros, HR Business Manager

 

Uniksystem starts with U, U First.

 

Saiba mais aqui sobre as soluções Uniksystem para Recursos Humanos.

 

Outros Artigos:

Partilhar: