6º Aniversário

A Uniksystem esteve no “Kiss the Cook” em Alcântara a celebrar o seu 6º aniversário e a mostrar que sabe misturar os ingredientes certos para um futuro de sucesso.

O nosso DNA único juntou-nos no passado, une-nos agora e garante um futuro com profissionalismo, determinação, entusiasmo, cumplicidade e muita garra. Todos os ingredientes essenciais para conseguirmos levar os nossos clientes sempre mais longe.

Durante estes 6 anos a Uniksystem conseguiu crescer num mercado em constante mudança e altamente competitivo. Agradecemos a dedicação e união de toda a equipa que todos os dias trabalha com entusiasmo para que a qualidade seja o nosso cartão de visita.

Reforçámos a nossa oferta de Business Analytics com ferramentas de
self-service BI

Já conhece a oferta de Business Analytics da UNIK? Reforçámos a nossa oferta com ferramentas que potenciam o conceito de self-service BI e que permitem a magia de transformar dados em informação.

Explorar dados de diferentes fontes, corelacioná-los, obter informação de fácil leitura e interpretação e conseguir que essa informação tenha real impacto na tomada de decisões é uma necessidade crítica dos nossos atuais clientes e de todas as organizações que rumam para um futuro com maior sucesso. Para ir ao encontro dessas necessidades e garantir resultados, a UNIK aposta na solução Oracle Data Visualization Cloud Service (DVCS).

Este tipo de ferramenta e a sua utilização traz vantagens para todos, decisores, utilizadores, chefias intermédias e responsáveis pelos diferentes departamentos, que podem utilizar este tipo de solução de forma intuitiva para conseguir os inputs necessários em cada momento de decisão chave para o negócio.

Além de uma profunda capacidade de análise, devido à possibilidade de integração e correlação de dados de diferentes fontes, esta ferramenta apresenta uma componente muito forte de modelação e visualização gráfica, dinâmica, inovadora, com um conjunto de dashboards que permitem a visualização dos diferentes dados do negócio de forma estruturada e completa.

A facilidade de navegação e a integração com outros sistemas está garantida e a UNIK, enquanto Oracle Gold Partner, reúne a especialização e competências necessárias para apoiar a sua organização na implementação da solução Data Visualization Cloud Service (DVCS).

Conheça a solução, contacte-nos: info@uniksystem.pt

Entrevista Suplemento Inovação & Estratégia

A Uniksystem foi convidada a participar do Suplemento Inovação & Estratégia do Jornal Público dedicado ao tema do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD/GDPR).

Na página 2 da Edição de Março, pode ler-se a entrevista concedida pela CEO da Uniksystem, Patrícia Figueira, que explica em traços gerais os requisitos deste novo Regulamento Geral da Proteção de Dados e de que forma a solução tecnológica GDPR Solution Flow, desenvolvida pela UNIK, consegue apoiar as PME’s na adoção deste novo Regulamento.

Pode ler excertos da entrevista aqui.

“Com sede em Miraflores, a Uniksystem é uma empresa portuguesa de consultoria na área das tecnologias de informação que conta com equipas especializadas com mais de 18 anos de experiência. Inseridos no grupo internacional JOYN, a empresa direciona a sua atuação para soluções de gestão financeira e recursos humanos, plataformas de gestão e otimização de processos (BPM), gestão e retenção de talentos (HCM), ferramentas de Business Analytics e consultoria especializada de negócio. Entre a tecnologia desenvolvida internamente é de destacar a plataforma GDPR Solution Flow.”

“A nossa metodologia assenta em três pilares: pessoas, processos e tecnologia. É desta união que nascem soluções únicas que permitem apoiar os nossos clientes na gestão e evolução do seu próprio negócio”, explica a CEO, Patrícia Figueira.”

“Foi precisamente com base nesta visão intrínseca à Uniksystem que foi desenvolvida a solução GDPR Solution Flow “que garante às empresas e instituições que trabalham com dados pessoais o cumprimento do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados”, esclarece Patrícia Figueira.

Nesse sentido, a plataforma GDPR Solution Flow possibilita que as empresas que trabalham com dados pessoais e nomeadamente aos responsáveis pelos processos de tratamentos de dados, registar, controlar, monitorizar e auditar todas as obrigações subjacentes ao regulamento. A solução assegura ainda que são respeitados todos os requisitos relativos ao tratamento de dados e que os mesmos são tratados de forma uniforme e transversal a toda a organização, bem como a nível temporal, acautelando ainda os direitos dos respetivos titulares. “Esta solução funciona como se houvesse um motor de busca dentro da organização, em que ao digitar, por exemplo, o NIF do cidadão, se encontram automaticamente todos os seus dados pessoais, onde está guardada essa informação, quem faz o respetivo tratamento, onde está o consentimento do titular, entre outras informações essenciais ao abrigo deste novo regulamento. Para além disso a solução GDPR Solution Flow faz o registo e relatório do pedido do cidadão”, explicita, revelando ainda outras funções: “A plataforma fornece ainda as notificações quanto à violação de dados, processos de avaliação dos subcontratantes, auditoria aos processos de segurança, as ações de sensibilização e formação aos colaboradores e a integração – quando necessária – com outros sistemas informáticos.”

“Garantimos tecnologia e equipas especializadas ao cliente para que possa responder ao desafio do RGPD e focar-se na evolução do seu negócio”, remata Patrícia Figueira.”

21 de fevereiro [Webinar] GDPR Solution Flow

A solução GDPR Solution Flow é uma plataforma que permite gerir e comprovar a conformidade com os requisitos legais do novo regulamento. Esta plataforma permite aos responsáveis dos processos de tratamento de dados registar, controlar, monitorizar e auditar todas as obrigações subjacentes ao nov​​o ​quadro legal.​

Assista ao Webinar promovido pela UNIK em parceria com a Infosistema no próximo dia 21 de fevereiro e fique a conhecer a solução que permite potenciar a conformidade com os requisitos do GDPR.

Inscreva-se gratuitamente através do link.

Saiba mais sobre a solução em www.gdprsolutionflow.com

Garantia Unik

A Uniksystem tem uma forte preocupação com a segurança da informação dos seus clientes.Todos os produtos desenvolvidos e comercializados pela Uniksystem adotam na sua conceção e construção as melhores práticas em termos de segurança da informação.

Com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, foram introduzidas novas obrigações e direitos relativos à proteção de dados pessoais. A Uniksystem tem vindo a adaptar o seu software para atingir o integral cumprimento com o novo Regulamento a 25 de maio de 2018. Todos os clientes com contratos de suporte em vigor terão direito às novas versões adaptadas.

Saiba mais sobre o GDPR Solution Flow, a solução Unik que permite potenciar a conformidade com os requisitos do RGPD

UNIK e Talentia parceiras na solução de HCM

A UNIK integra o Global Partner Chanel da Talentia com o estatuto de “reseller partner” da solução HCM em Portugal.

A solução tecnológica HCM da Talentia Software é estratégica para o desenvolvimento da área de Gestão de Capital Humano na UNIK e uma aposta clara no potencial deste negócio. Facilmente configurável e versátil, a solução HCM é especializada na gestão e retenção de Capital Humano adequando-se a qualquer tipo de setor ou estrutura organizativa.

Cláudia Padinha, Sales Manager da Talentia Software para Portugal, refere que “Esta parceria é uma excelente forma de iniciar o novo ano. Mais do que uma parceira de negócio, a UNIK pela sua experiência e reconhecimento no mercado, passa a ser um forte aliado na Gestão de Capital Humano e na implementação da nossa solução Talentia HCM, e não poderíamos estar mais satisfeitos com a escolha que fizemos”.

Pedro Gigante, Sales Manager & Business Developer da UNIK, refere que “Estamos muitos satisfeitos com esta parceria! Escolhemos a Talentia depois de fazer uma análise meticulosa do mercado e concluímos que é o parceiro que oferece mais garantias, quer em vantagens para o cliente final, quer pelas referências importantes que têm no mercado nacional.

Acreditamos que esta parceria vai dar um impulso relevante na área de negócio ligada aos recursos humanos da UNIK reforçando o serviço de excelência que prestamos aos nossos clientes.

Reforma das Finanças Públicas em Portugal e novo referencial contabilístico, SNC-AP, a partir de 1 de janeiro de 2018

Gestão Financeira da Administração Pública é um elemento essencial na administração do Estado.

Portugal terá que passar de um modelo burocrático para um modelo de boa gestão ao nível da estrutura das Finanças Públicas.

Perante a necessidade de uma reforma neste domínio, o Decreto-Lei nº 192/2015, de 11 de setembro, apresenta um conjunto de normas para uniformizar procedimentos e aumentar a transparência das contas publicas.

Neste Decreto-Lei foi publicado o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Publicas, o SNC-AP.

Na Conferência Internacional "Reforma das Finanças Públicas em Portugal" no passado dia 29 de junho de 2017 na Faculdade de Direito de Lisboa, o Ministro das Finanças, Mário Centeno, realçou a importância da Reforma da Administração Pública, referindo que esta é uma “reforma planeada e enquadrada para dar respostas às nossas Finanças Públicas”, para que seja transparente para todos a gestão da alocação dos recursos dos contribuintes às diferentes necessidades do Estado.

Apesar das várias alterações que foram sendo feitas à Lei 91/2001 de 20 de agosto, tais alterações parecem não ter sido suficientes para impedir os sucessivos desequilíbrios orçamentais e o acumular da dívida pública.

A nova reforma das Finanças Públicas em Portugal assenta em 2 processos: a implementação da nova LEO – Lei de Enquadramento Orçamental e do novo referencial contabilístico designado por SNC-AP.

A nova LEO assenta na definição de programas orçamentais, melhorando a qualidade do reporte, consagrando em simultâneo um conjunto de normas destinadas à transparência orçamental e normalizando os critérios Orçamentais e Financeiros.

A implementação do SNC-AP visa evidenciar a execução orçamental e demonstrar o respetivo desempenho por forma a proporcionar uma imagem verdadeira e apropriada da posição financeira e dos fluxos de caixa.

Tem também como objetivo disponibilizar informação credível para as entidades externas e para a preparação das contas de acordo com o sistema europeu de contas nacionais e regionais. Desta forma irá obter-se um maior controlo financeiro dos gastos públicos.

O sistema contabilístico terá que ter a capacidade de nos dar em tempo real a informação financeira, orçamental e global, para que o decisor consiga tomar medidas eficientes e ajustadas, por forma a promover a eficiência na alocação dos recursos financeiros do Estado.

Neste sentido o bom gestor público será o que tem capacidade de conter despesa, de gerar receita e criar valor.

Para os investidores seremos mais atrativos e para as agências de rating mais credíveis!

Carmen Fortunato, Consultora Sénior, Uniksystem
Pós-Graduada em SNC AP Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (2016) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa

Referências:
Decreto-Lei nº 192/2015 - Diário da República, 1.ª série — N.º 178 — 11 de setembro de 2015. Ministério das Finanças. Lisboa.
Decreto-Lei nº 85/2016 - Diário da República, 1.ª série — N.º 243 — 21 de dezembro de 2016. Ministério da Economia. Lisboa.
Portaria nº 128/2017 – Diário da República, 1.ª série — N.º 68 — 5 de abril de 2017. Ministério das Finanças. Lisboa.
Norma Técnica n.º 1/2017 – 20 de junho de 2017. UniLEO. Lisboa.

Definir a estratégia para a indústria 4.0

A Uniksystem e a Invoke Technologies, promoveram no passado dia 4 de maio, uma sessão dedicada ao tema «Definir a estratégia para a Indústria 4.0» onde marcaram presença diversas empresas de referência da região de Leiria.

Partilhar experiências e apoiar os empresários a perceber, planear e definir a estratégia para esta iniciativa e explorar de que forma a tecnologia pode e deve ser aplicada numa Indústria 4.0 foi o que nos propusemos neste evento.

Após uma introdução ao tema Sociedade e Indústria 4.0 foi apresentada uma Solução Digital que dá suporte a uma gestão estratégica assente em dois departamentos chave: Produção e Financeiro.

A plataforma RAILES é um sistema de análise e controlo de produção em tempo real que permite recolher e monitorizar dados da sua produção. Após a recolha desses indicadores chave a plataforma Data Visualization consegue tratar e relacionar a informação, permitindo a recolha e preparação de dados de diversas fontes, criar análises em diferentes formatos e gerar informação para partilha.

Será que cumprimos com o objetivo deste evento? Leia alguns dos comentários dos nossos participantes e diga-nos o que acha:

«Uma oportunidade de excelência no que respeita à desmistificação dos conceitos digitais.»

«Sessão bem conseguida, simples, prática e bem abordada. Parabéns.»

«Primeira intervenção bastante importante para contextualizar a situação futura.»

«Extremamente produtivo, evento a dar continuidade!»

«Foi uma sessão com um caráter prático bastante elevado e que permitiu ás empresas identificar a utilização de ambas as plataformas como uma necessidade para otimizar de forma integrada todos os seus departamentos.»


Para mais detalhes sobre esta iniciativa e mais informações sobre a Solução Tecnológica que apresentámos como suporte a esta gestão estratégica e diferenciadora entre em contacto connosco info@uniksystem.pt

Talento e Tecnologia: o foco no Capital Humano

Helena Barros - UNIK
Business Manager RH

Nos últimos anos tem sido notória a evolução da área de Recursos Humanos em diversas vertentes: em termos tecnológicos, das condições do ambiente de trabalho, na preocupação com o bem-estar dos colaboradores e particularmente no foco na retenção de talento.
O mercado de trabalho está em constante mudança e as tendências dos últimos anos mudaram radicalmente o comportamento dos próprios candidatos e em paralelo das organizações que precisam de recrutar. Há também uma preocupação crescente em reter o talento, o verdadeiro Capital Humano das nossas empresas.

Uma pesquisa do Hay Group que abrangeu 450 empresas nacionais e estrangeiras revela dados preocupantes como «64% destas empresas enfrentam problemas na retenção de talento. Destas, 89% não têm planos formais de retenção e, quando os têm, 72% são direcionados apenas para cargos chave».
Assistimos por isso a uma alteração gradual do mindset dos líderes empresariais e consequentemente dos seus Departamentos de Recursos Humanos. Nos dias de hoje, há uma preocupação cada vez maior com o impacto da cultura organizacional nos seus colaboradores e vice-versa e com o enquadramento dos novos colaboradores na missão e valores da empresa, sendo este, um fator crítico para a retenção de talento. Esta é uma das premissas fundamentais a ser avaliada logo na fase inicial de recrutamento e a evolução tecnológica veio ajudar a melhorar o processo de recrutamento também nesta vertente.
Nesta era digital em que temos acesso a toda e qualquer informação numa questão de segundos, o reverso menos positivo é que somos constantemente bombardeados com informação em todos os formatos e origens e isto acontece também em termos de recrutamento. Neste sentido é cada vez mais importante e essencial trabalhar e direcionar a informação tendo em mente o objetivo final: que tipo de recursos quero contratar e manter na minha empresa?
Para atingir este objetivo é importante ter um processo de recrutamento bem delineado, que cumpra as expetativas de ambas as partes, candidato e empresa. Igualmente fundamental é a manutenção de um sistema de avaliação de desempenho adequado à realidade da empresa, bem como um sistema de avaliação de satisfação dos colaboradores.
E é nestes processos que a tecnologia pode ter um papel fundamental.
A equipa da Uniksystem, trabalha com profissionais e Departamentos de Recursos Humanos há mais de 19 anos. Ao longo do tempo, fomos assistindo e acompanhando os nossos clientes neste processo contínuo de adaptação, evolução e mudança e também nós, UNIK, fomos mudando e evoluindo em termos tecnológicos. A nossa oferta de soluções e serviços para a área de Recursos Humanos responde em pleno às reais e atuais necessidades dos Departamentos de RH e todo o acompanhamento que prestamos de consultoria e gestão de projetos permitem aos nossos clientes responder, não só, aos desafios do presente, como também estarem preparados para o futuro.
Essa é a nossa garantia.

A UNIK na NOVA IMS
A Uniksystem foi convidada a participar no seminário de Sistemas de Informação da NOVA IMS, a convite do Professor Doutor Vítor Santos, Professor Auxiliar Convidado, Co-coordenador da Pós-Graduação em Smart Cities e Diretor da Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação.
A sessão decorreu no Auditório da NOVA IMS no passado dia 22 de março com uma plateia de cerca de 80 participantes, entre os quais, alunos, docentes e profissionais da área de Tecnologias e Sistemas de Informação.
Apresentar a UNIK nas três componentes que nos definem – tecnologia, processos e pessoas – foi o desafio que nos foi lançado e que o nosso coordenador da equipa comercial UNIK, Carlos Valente, deu resposta, partilhando com os presentes um pouco da nossa história, a nossa missão e visão do futuro e aquele que é o nosso fator único, o ADN UNIK.
A aposta em tecnologias e sistemas de informação que garantem responder à constante evolução deste mercado é um dos nossos pontos fortes. Apoiar o nosso cliente desde o ponto de partida e garantir que todos os requisitos são identificados e respondidos é o nosso objetivo primordial. Estar um passo à frente daquilo que amanhã será tendência é a nossa ambição.
Mais de 18 anos de experiência e um longo e entusiasmante caminho a percorrer resumidos em pouco mais de 45 minutos. Agradecemos o convite e a oportunidade de partilhar a nossa experiência neste seminário juntamente com outras empresas tecnológicas tais como a Microsoft, Outsystems e Esri Portugal.
Esperamos voltar em breve!
Startups e Empreendedorismo
Portugal vs Europa
Na edição de outubro de 2016 da Revista Ribetajo Invest, Jorge Pereira, Co-founder & board member Uniksystem, assina um artigo dedicado ao tema – Startups e Empreendedorismo, Portugal vs Europa que pode ser consultado na íntegra aqui:
Jorge Pereira fala-nos sobre o investimento global e à escala nacional em empresas Startups nos últimos anos, que desafios e tendências se impõem às empresas e aos atuais líderes neste contexto de evolução e mudança e, por fim, de que forma a incorporação de inovação e empreendedorismo são a chave para potenciar o tão desejado sucesso.
“A inovação e o empreendedorismo são opções pessoais para o percurso profissional que exigem coragem, determinação e muita resiliência, incorporam ainda um risco significativo… mas valem a pena!”
Não deixe de ler
Aniversário Uniksystem
Feliz aniversário, Uniksystem!
São 4 anos de um conceito de trabalho genuíno que caracteriza a essência dos nossos colaboradores.
Agradecemos a dedicação e união de toda a equipa que trabalha com entusiasmo para que a nossa empresa seja o nosso melhor cartão de visita.
O crescimento da Uniksystem é assegurado por profissionais de excelência que aceitam o desafio de superar quaisquer obstáculos que nos afastem do nosso objetivo: atingirmos o sucesso e o reconhecimento dos nossos clientes.
Progredir num mercado altamente competitivo e conseguir crescer é uma grande conquista que só se torna possível graças ao empenho, dedicação e especialização de todos os nossos colaboradores.
Desejamos um 5º ano cheio de sucesso, com muito mais vitórias alcançadas!
A Uniksystem merece!
Conheça a nossa nova imagem
Desde a criação da Uniksystem, em 2012, que o desafio tem sido reforçar a qualidade dos nossos serviços, mantendo a proximidade aos clientes que nos caracteriza. Com o vosso apoio, neste período de consolidação, conquistámos um crescimento sustentado. Na evolução da Uniksystem o foco na inovação e agilidade não altera a nossa essência - U first! U first clarifica a nossa atitude no mercado. Uma linha orientadora que sempre esteve presente, mas que agora ganha força e destaque juntamente com a nossa nova marca e identidade visual. Procuramos estar presentes nos clientes com a qualidade dos nossos serviços, apostando em parcerias de sucesso! Hoje assumimos uma imagem mais apelativa, mudámos de instalações e criámos novas condições, de espaço e humanas, para impulsionar este crescimento. É com grande entusiasmo e convicção que apresentamos a nova Uniksystem. Obrigado pela vossa confiança, em particular aos que nos acompanham há mais de 15 anos!

Contacts

Uniksystem, Lda

Lisboa
Av. José Gomes Ferreira, 9, piso 7
Sala 71 e 72
1495 - 139 Algés

21 191 09 87

info@uniksystem.pt