×

O Novo Normal

O Regresso ao Novo Normal, obriga-nos a adotar e a manter medidas que mitiguem o risco de propagação do coronavírus.

Segundo os dados da DGS, a febre é um dos sintomas mais frequentes do COVID-19 e portanto a medição da temperatura corporal será crucial para a segurança de todos na retoma das nossas atividades.

Medir temperatura corporal é de tal forma importante que o governo legislou sobre esta matéria, criando o Decreto-Lei n.º 20/2020, no qual refere (artigo 13ºC) que podem ser realizadas medições de temperatura corporal a trabalhadores para efeitos de acesso e permanência no local de trabalho, tendo em vista a proteção da saúde do próprio e de terceiros.

O Desafio

À nossa equipa de I&D foi colocado o desafio de criar uma solução para medir a febre, ou melhor, medir temperatura corporal a dezenas ou centenas de pessoas, em curtos períodos de tempo.

Investigação & Desenvolvimento

Se for realizada com recurso a um termómetro manual à distância, é demasiado lenta e obriga em permanência a uma pessoa dedicada a esta tarefa, como ocorre por exemplo à entrada de algumas escolas para medir a temperatura dos alunos.

Se for realizada com recurso a câmaras simples de infravermelhos também é muito lenta uma vez que só faz o controlo de temperatura corporal, uma pessoa de cada vez, como ocorre à entrada do trabalho em algumas unidades fabris para deteção de temperatura dos trabalhadores.

Acrescentar Valor

Compreendendo a urgência de desenvolver uma solução que responda às preocupações de empresários, colaboradores, operários, professores ou encarregados de educação, fomos ainda mais além e elaborámos um sistema capaz de dar resposta simultânea a 3 requisitos fundamentais: a medição de temperatura corporal até a pessoas que usem máscara, o registo de assiduidade e o controlo de acessos.

A Solução

O sistema Unik Thermal Probe efetua a medição da temperatura corporal, de forma simples e rápida, até 5 pessoas em simultâneo, sem necessidade de paragem em frente à câmara e sem associação à identidade da pessoa (exceto se a esta o autorizar). O sistema está preparado para medir a temperatura, mesmo com o uso de máscaras.

Se a deteção da temperatura corporal indicar uma temperatura mais elevada que o normal, essa pessoa pode ficar impedida de aceder ao local de trabalho (expresso também no Decreto-Lei n.º 20/2020).

Medir a febre, ou melhor dizendo, medir a temperatura corporal dos colaboradores, alunos, professores ou clientes, pode ser totalmente anónima ou até interligar-se com os módulos de assiduidade ou controlo de acessos.

Se for realizada com recurso a câmaras simples de infravermelhos também é muito lenta uma vez que só faz o controlo de temperatura corporal, uma pessoa de cada vez, como ocorre à entrada do trabalho em algumas unidades fabris para deteção de temperatura dos trabalhadores.

Como Funciona

O sistema de medição de temperatura corporal Unik Thermal Probe, funciona automaticamente (sem necessidade de operador), e mede de forma anónima em simultâneo até 5 pessoas a um máximo de 2 metros de distância, com possibilidade de emissão de alertas visuais e sonoros nos casos de pessoas com temperatura anormal (ex.: acima de 37,8º).

Se integrado com um sistema de Registo de assiduidade ou Sistema de Controlo de Acessos, pode registar a temperatura e a identidade da pessoa, se para tal existir acordo entre as partes, tal como refere o Decreto-Lei n.º 20/2020.

Investimento

Este sistema enquadra-se nos incentivos governamentais à segurança nas micro, pequenas e médias empresas, no contexto da doença COVID-19 (Decreto-Lei n.º 20-G/2020), e também no sistema de incentivos à adaptação da atividade das respostas sociais ao contexto da doença COVID-19, designado Programa Adaptar Social +, expresso através da Portaria n.º 178/2020.

Benefícios

Medição Remota a 2m

O sistema mede a temperatura, sem aproximação ou toque,  até 2m de distância, mesmo com uso de máscara.

Muito Rápida

A medição em tempo real garante que não existe constrangimentos no fluxo de pessoas.

Fácil de Instalar

Devido às suas dimensões compactas pode-se instalar muito facilmente em qualquer local.

Fácil de Integrar

O sistema de medição e reconhecimento facial pode ser integrado com os seus sistemas internos.

Aplicação da Thermal Probe

Bancos

Organismos Públicos

Indústria

Aeroportos e controlo de fronteiras

Serviços e transportes públicos

Lojas e supermercados

Edifícios e portões eletrónicos

Lares e Centros de Dia

Escolas e universidades

Hospitais e Centros de Saúde

Escritórios

Hotéis

Salas de convenções, exposições e congressos

Estádios

Peça já o seu sistema Thermal Probe: